sábado, 3 de abril de 2010

Dia 7 Idanha-a-Nova - Termas de Monfortinho

Cenários do Senhor dos Anéis

Ao 7º dia de viagem começou a ganhar força a ideia de que deveríamos prolongar isto pelo menos por mais uma semana!
Na Etapa de hoje começámos por apreciar a Falha do Ponsul a partir do Castelo de Idanha-a-Nova. O deslocamento das placas fez com que naquela zona haja um desnível de cerca de 150m de altitude entre a vila e a campina. Depois foi pedalar até Segura com uma perda do trilho pelo meio. Para o recuperar tivemos que saltar umas vedações e ainda fui apanhado por duas abelhas que me picaram. Ganhei um braço inchado! Em Segura começámos por visitar uma antiga fábrica associada à extracção do volfrâmio durante a primeira metade do Sec XX. Depois subimos ao castelo onde apreciámos a paisagem com a ponte romana ao fundo e as terras de Espanha ao longe. Atravessámos a aldeia e conversámos com um grupo de anciãos junto à peculiar Igreja da misericórdia. Para cumprir o roteiro ainda fomos até ao rio apreciar a enorme cascata proporcionada pelo açude e o canhão fluvial por onde o Erges atravessa a rocha. À saída de segura mais um contratempo, parti a corrente. Ao final de algum tempo lá conseguimos compor a coisa e zarpar em direcção a Salvaterra. À chegada a Salvaterra do Extremo o primeiro furo da expedição. Já estava a tardar! Deixámos o furo para depois e começámos por almoçar na “Geo-padaria - Casa do Forno”, especialistas na arte de trabalhar o pão, onde há muito já nos esperavam também a Sofia, o Jorge, o José e a Rosaita, amigos que vieram dar uma força para estas etapas finais.
Já com a barriga cheia fomos gozar um cenário próprio de cenas de filme tipo Senhor dos Aneis. O Canhão Fluvial em Salvaterra, com o castelo de Penhafiel como sentinela é algo completamente fora do nosso imaginário. Depois de uma foto em terras de Espanha, foi sempre a pedalar até às Termas de Monfortinho. Jantámos e dormimos no Hotel Astória. Respira-se charme e sentem-se os anos 40 neste Hotel!

3 comentários:

  1. Boas Pessoal!

    Agora que se está a tomar o gosto... é que a coisa entra nos finalmentes!!! Pena hein???

    Acho bem... prolongar mais uma semana... ler os vossos relatos é fácil... pedalar por trilhos semelhantes aos que têm percorrido por mais uma semana é que é capaz de ser um pouco desgastante! Ehehehe!

    Abraço aos dois. Força para a última!
    E as Fotos da Etapa 7... aparecem??? ou ficaram retidas na fonteira!?!?! Eheheh...

    João Valente

    ResponderEliminar
  2. Problemas de rede, e de sono, impediram a publicação das fotos! Segem em breve!

    ResponderEliminar
  3. Força Pessoal

    Parabens pela excelente iniciativa e pelo objectivo alcançado.

    Um abraço

    Filipe Henriques

    ResponderEliminar