domingo, 28 de março de 2010

Etapa 1 Alvaro - Oleiros

Caprichosa, Poderosa e Delicada

A primeira etapa da nossa aventura levou-nos até Álvaro, uma Aldeia de Xisto empoleirada no cume de um monte a debruçar-se sobre o Zêzere. Depois de pagarmos uma “divida” na mercearia da Senhora Manuela, seguimos pela Gaspalha em direcção a Cambas sempre a apreciar à nossa direita como a água do Rio foi caprichosa na escolha do seu Curso, definindo inúmeros meandros. Depois de Cambas deixámos o rio e rumámos em direcção ao Orvalho. Como se não bastasse a subida ainda tivemos alguns percalços ao nível da navegação e a minha bicla começou a manifestar alguns problemas próprios de uma bicicleta nova ainda a precisar de algumas afinações. Almoçámos no restaurante pérola do Orvalho onde temos que agradecer menino Francisco que, por se recusar a acompanhar-nos, se viu obrigado a tirar algumas fotos!
Depois do Almoço voltámos ao Zêzere para descobrir como a água pode ser poderosa. Na Garganta Epigénica da Malhada Velha, o caudal que o rio leva nesta altura é de tal forma forte que permite perceber como é este que foi capaz de abrir passagem por entre a dura crista quartzitica. Como último geo-monumento do dia esperava-nos a Cascata das Fragas de Água D`Alta. Seguimos o trajecto do percurso pedestre ali marcado e rapidamente percebemos que o percurso era mesmo pedestre! A bicla tinha que ser ou empurrada ou levada às costas! Mas ainda assim quanto mais entravamos no vale, menos vontade tínhamos de voltar para traz. A cada passo uma nova queda de água, uma nova ponte, um novo trilho encaixado na margem! Quanto mais avançávamos, maiores se tornavam as cascatas. A delicadeza com que a água aqui escorre por entre as árvores e as rochas já nos tinha deixado satisfeitos mas ao chegamos ao topo do vale deparámo-nos com o momento mais alto do dia: uma cascata de cerca de 15m de altura. Foi difícil parar de tirar fotos e deixar este local!
Terminámos a etapa nos bengalows do Parque de Campismo de Oleiros onde fomos encontrar condições excelentes não para passar uma noite mas sim umas férias! Que era o que precisávamos uma vez que o corpo já vinha bem massado. Nada que uns bom alongamentos não ajudem a minorar.