“Por caminhos nunca antes BTTados”
O início da etapa de hoje foi difícil! Quando acordámos estava a chover e isso pôs a moral um bocado em baixo. Aproveitando a assistência da Opções e Alternativas mudámos o inicio da etapa para Proença-a-Nova. Com a chuva que caia a ideia era passar rapidamente pelo Vale Mourão e pelas portas do Ródão e fazer a etapa sempre a rolar para não arrefecer e apanharmos uma constipação que hipotecasse o resto da viajem. Assim que começámos a andar a atitude mudou radicalmente. Esquecemos a chuva e regressámos ao nosso ritmo de exploração habitual! Depois da primeira paragem no centro Ciência Viva das Moitas, que para nosso azar está fechado às segundas, decidimos novamente alterar o programa e rumar à Aldeia de Xisto de Figueira. Em boa hora o fizemos! Logo à chegada a Dona Lúcia ofereceu-nos um Café e levou-nos a visitar a loja da aldeia. Depois de dois dedos de conversa percorremos as ruelas do local. Que espectacular emaranhado de single track`s!No Vale Mourão levámos as nossas bicicletas “por caminhos nunca antes BTTados”, pelo menos por pessoas com algum juízo! Entrámos pelo Percurso Pedestre ali marcado a dentro e rapidamente descobrimos que aquele local era indicado para a prática de uma nova modalidade, o BTE, Bicicleta Toda-a-Escalada. Foram para ai uns 3 Kms com as biclas às costas pela escarpa acima! Mas valeu a pena! A perspectiva que conseguimos da deformação Tectónica de Vale Mourão foi soberba! A partir daqui, porque a chuva não deu tréguas e o frio fazia-se sentir, foi sempre a andar, às vezes a pé no sinclinal do Ródão, até ao Geo-monumento candidato às 7 Maravilhas Naturais de Portugal das Portas do Ródão. Infelizmente como a chuva era mesmo muita, não pudemos gozar o momento com calma. Mas amanhã ainda vamos passar pela zona!
Ficámos alojados no CENTA - Herdade da Tojeira que nos disponibilizou um Apartamento muito rústico e agradável, também a hospitalidade foi excelente.
Mais fotos aqui!
segunda-feira, 29 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Cada vez mais próximos de Castelo Branco. Etapa a etapa ides aglomerando geo-monumentos no vosso diário de viagem! Que excelente aventura!
ResponderEliminarTenho muita pena de amanhã não vos poder acompanhar, mas as questões laborais falam mais alto. Espero um dia percorrer os mesmos Km's que voçês estão a fazer e poder viver essa boa e inesquecível experiência.
Envio daqui uma força adicional para utilizarem nesses momentos mais severos da vossa aventura.
Abraço
João Valente